Foram libertados os três jornalistas sequestrados há dez meses na Síria

jornalistas-espanhois
Angel Sastre, Antonio Pampliega e Jose Manuel Lopez são os três jornalistas sequestrados há dez meses (Foto: HO / ASOCIACION DE PERIODISTAS DIARIO DE LEON TWITTER / AFP)

Ao fim de dez meses, Angel Sastre, Antonio Pampliega e Jose Manuel Lopéz são finalmente libertos e já se encontram a salvo na Turquia. Os três jornalistas espanhóis desapareceram em julho de 2015, quando trabalhavam numa reportagem de investigação, na cidade de Aleppo, na Síria.

aleppo
Cidade de Aleppo, onde os três jornalistas desapareceram em julho de 2015

Segundo a presidente da Fape, Elsa González “Os três foram libertados […] e estão a caminho de Espanha”. A libertação dos três jornalistas só ocorreu graças à colaboração de países aliados e amigos, nomeadamente, a Turquia e o Catar, principalmente na fase final.

jornalistas já estão na Turquia
“Os três foram libertados […] e estão a caminho de Espanha” revela a presidente da Fape, Elsa González

O contacto com os jornalistas foi perdido a 12 de julho de 2015, quando estes se encontravam na cidade de Aleppo que se encontra sob o controle da Frente Nusra, filial síria de Al Qaeda. Angel Sastre, Antonio Pampliega e Jose Manuel Lopéz e tinham entrado dois dias antes na Síria através da Turquia.

A área onde desapareceram foi, durante muito tempo, cenário de combates pesados. O Observatório Sírio de Direitos Humanos revelou, pouco antes do desaparecimento dos três espanhóis, que já onze pessoas haviam morrido em bombardeio do regime sírio.

A revelação do desaparecimento foi feita no dia 21 de julho de 2015, ou seja, nove dias depois de falarem com os jornalistas pela última vez.

Jornalistas Respeitados 

antonio pampliega
Antonio Pampliega

Antonio Pampliega foi colaborador do El País. Fez também parte de uma equipa do programa de Infiltrados, transmitido no canal Cuatro. Para além disso, é o autor do blog Un Mundo en Guerra, no qual explica a sua cobertura de múltiplas guerras desde 2010.

angel-sastre--644x362
Angel Sastre

Ángel Sastre colaborava com os canais Cuatro, Onda Cero e La Razón. Viajou para inúmeras zonas de guerra, nomeadamente, para a América Latina e Médio Oriente. Recebeu o prémio Larra em 2010, que presta homenagem a jornalistas com menos de 30 anos.

Reportagem de Angel Sastre:

TRES PERIODISTAS ESPAÑOLES ESTÁN DESAPARECIDOS EN SIRIA
Jose Manuel López

Jose Manuel López é fotojornalista e recebeu inúmeros prémios, o mais recente é o Px3 Prix de fotografia de Paris. Já viajou por mais de 60 países e publicou no L’Espresso e Le Monde.

fotografia J.M. Lopez
Fotografia de Jose Manuel Lopéz

Fonte: El País Internacional

Terra

Mundo

Youtube

Mariana Ficher

Nota: O Jornalismo ACores é um laboratório de aprendizagem dos estudantes do 3º ano de Comunicação Social e Cultura da Universidade dos Açores. É provável que nos posts publicados autonomamente pelos estudantes haja incorreções, que serão revistas posteriormente, sob a orientação da docente. Agradecemos a compreensão dos nossos leitores.

1 thoughts on “Foram libertados os três jornalistas sequestrados há dez meses na Síria

Deixe um comentário